Em 20 de abril de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Casa de Cultura nomeia espaços em homenagem a família Alberto Torres

Casa de Cultura nomeia espaços em homenagem a família Alberto Torres (2)A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres nomeou cinco salas com nomes de familiares do jornalista e político Alberto de Seixas Martins Torres. Placas com nomes da esposa e dos filhos do itaboraiense foram colocadas nas portas das salas em uma cerimônia que contou com a presença de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sob administração da Prefeitura de Itaboraí, por conta de um convênio, o espaço reúne um acervo, que inclui livros, manuscritos, documentos e mobiliário. Presente na cerimônia, o gestor da Casa e subsecretário de Cultura, Alan Mota, afirmou que o principal objetivo das homenagens é valorizar a história e os feitos de uma das principais famílias da cidade.

“Temos que valorizar e reconhecer toda a história da família Alberto Torres e essa decisão tem o objetivo de levar ao máximo de pessoas a história da família e absorver conhecimento histórico. Essas homenagens retratam a preocupação da atual gestão de levar cultura e conhecimento para os moradores da cidade e de quem tiver o interesse de visitar o espaço. Sem dúvidas, é um dia marcante pra nós”, disse Alan.

As cinco salas que fizeram parte da homenagem passaram a ser chamadas de Espaço Maria José Xavier da Silveira, esposa do jornalista; Espaço Heloísa Alberto Torres; Espaço Alberto Torres Filho; e Espaço Maria Alberto Torres; e a homenagem com a principal sala do espaço cultural com o nome do jornalista e político Alberto de Seixas Martins Torres, nascido em Porto das Caixas.

Também presente no evento, o secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, ressaltou a importância de homenagear as principais figuras da história de Itaboraí.

“Temos que ressaltar as recentes ações feitas pela Casa de Cultura, que vem sempre dando espaço para os artistas e figuras históricas da nossa cidade. É uma homenagem justa e tenham certeza que outras ações com o mesmo intuito serão realizadas pela cultura de Itaboraí”, disse o secretário.

Outro homenageado durante a cerimônia foi o poeta, jornalista e pintor itaboraiense Orcival Barbosa Velho, que deu nome ao Espaço de Leitura, que trata-se de um projeto itinerante de leitura e retirada de livros localizado no térreo do espaço cultural.

Informações e agendamentos para grupos devem ser realizadas pelo WhatsApp (21) 98958-8727. A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro de Itaboraí.