Em 29 de abril de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

SEMFAT reúne contabilistas para apresentar sistemas de modernização e inteligência fiscalA Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia (SEMFAT) realizou uma reunião de propostas para tratar de assuntos referentes ao Programa de Modernização da Gestão Fazendária e Inteligência Fiscal, na tarde da última quinta-feira (28/04), na Secretaria Municipal de Compras, Licitações e Contratos, no Centro. O encontro contou com a presença dos servidores da SEMFAT e da classe contabilista do município.

A reunião foi aberta e conduzida pelo secretário municipal de Fazenda e Tecnologia, Roberto Santiago, que iniciou o encontro com comentários a respeito da implementação do programa de modernização, destacando os principais objetivos.

“O programa de modernização em atual implantação tem como objetivos principais a Inteligência Fiscal, a eficiência nos processos fazendários, a possibilidade da resolução de tudo de forma digital pelo contribuinte e a melhoria no desempenho da Gestão Fazendária sem o aumento de carga tributária”, destacou o gestor da pasta.

De acordo com a SEMFAT, o programa visa buscar mecanismos e tecnologias visando o incremento das receitas municipais, com o intuito de suprir a falta de recursos nos cofres públicos e fazer com que máquina estatal continue funcionando. Desta forma, destaca-se o empenho em criar medidas para aumentar a arrecadação e diminuir a sonegação de tributos constituídos.

Dentre os sistemas implantados estão: NFS-e- Nota Fiscal Eletrônica de Serviços; Fiscalização Eletrônica; Domicílio Eletrônico do Contribuinte; ITBI Eletrônico; Cartório Eletrônico; Declaração Eletrônica de Serviços de Instituição Financeira (DES-IF); Sistema de Gestão de Controle e Monitoramento das Receitas e Despesas; Sistema de Gestão das Informações e Documentos Econômico-Fiscais das Atividades Econômicas cadastradas no Município de Itaboraí; Sistema de Informação para Identificação de Imóveis Irregulares, Correção e Atualização do Banco de Dados do Cadastro Imobiliário, na modalidade Cliente-Servidor.

A Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia (SEMFAT) fica localizada na Rua Fidélis Alves, 101, Centro, próximo à Praça Marechal Floriano Peixoto. O horário de atendimento de segunda a sexta-feira, é de 8h às 17h.