Em 2 de maio de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí inicia experimento de plantio de abacaxi Pérola

Depois da soja, Itaboraí inicia experimento de plantio de abacaxi Pérola (2)Com o intuito de diversificar a produção agrícola local, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), segue com experimento de plantio de novas culturas no município. Após iniciar um projeto piloto com a soja BRS 267 Edamame no Horto Municipal, em Caluge, desta vez a nova experiência é com o plantio de abacaxi Pérola. Caso o experimento de plantio seja proveitoso, o objetivo é levar para os agricultores rurais da cidade.

O projeto piloto de plantio do abacaxi Pérola é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Nesta primeira fase, foram plantadas 116 mudas no Horto Municipal, que vão servir para entender como o solo do município reage à plantação. O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, afirmou que o experimento pode trazer benefícios para os produtores rurais da cidade.

“É importante ressaltar a nossa preocupação com os agricultores rurais da nossa cidade. Fizemos o experimento com o plantio de soja e deu certo. Agora chegou a vez do abacaxi pérola, que é um fruto mais resistente e adocicado. Caso o o plantio dê certo, iremos levar para os agricultores rurais”, destacou o secretário.

O abacaxi Pérola tem formato mais alongado, fino na parte de cima e mais grosso na parte de baixo, com escamas bem distribuídas ao longo do corpo. Possui polpa amarelo-pálida e sabor bem resistente e doce. Sua principal característica é ter uma casca esverdeada e baixa acidez.

O projeto piloto da soja BRS 267, iniciada em março, foi aprovado após o plantio de 7,5 mil mudas ter sido bem sucedido no Horto Municipal e em duas propriedades rurais. Lançada em março deste ano pela EMBRAPA, a soja BRS 267 é a primeira variedade do Brasil desenvolvida para ser consumida verde. A previsão da SEMAGRI é que, em setembro, mais propriedades rurais sejam beneficiadas com o plantio da soja BRS 267.