Em 4 de maio de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Inscrições abertas para formação gratuita em Cinema para jovens

O município de Itaboraí foi contemplado com formação gratuita em Cinema, por meio do Projeto Ginga – Inovar para Transformar. Promovido pelo Cinema Nosso, a oportunidade inclui imersão em set de filmagem e aulas de gestão de carreira para jovens de 18 a 29 anos. As inscrições vão até o dia 13 de maio, através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehUGg5xNZm3qV0-I-USGYvW-Ff6AF5u4rWR__inBlAgfZSXA/closedform

A formação em Cinema é totalmente gratuita e híbrida, incluindo aulas práticas em um set de filmagem e a realização de dois filmes por turma até o final do projeto, que abordará a temática Direitos Humanos. Após a inscrição, o cronograma contará com entrevistas online até o dia 20 de maio; resultado final no dia 23 de maio; matrícula entre os dias 23 a 25 de maio; início das aulas com previsão para 30 de maio e conclusão do curso para o mês de novembro deste ano.

Ao longo do curso, os estudantes terão direito à bolsa-auxílio internet. Dentre as ementas da formação: técnicas de roteiro, direção, fotografia, som, direção de arte, produção e pós-produção. Além dos alunos vivenciarem uma maratona de filmagem de seus projetos de curta-metragem.

A intenção do projeto, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, é permitir que jovens de Itaboraí, que estão fora da escola e do mercado de trabalho, tenham oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos para mudar a sua realidade. Junto ao programa de formação, ocorrerão aulas de Gestão de Carreira, permitindo que os alunos reflitam sobre seus objetivos de vida.

O Projeto Ginga é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e com recursos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O secretário municipal de Cultura, Roberto Costa ressaltou que esta é a primeira vez na história de Itaboraí que o município terá um projeto que capacitará jovens e adultos para o mercado cinematográfico, e ainda recebendo uma bolsa auxílio para que possam se dedicar ao curso. “A cultura está em nosso DNA e promover o acesso à arte e informação”, disse Roberto Costa.

Formação gratuita em Cinema
Formato híbrido, com bolsa-auxílio internet e imersão em set de filmagem
Público: jovens de Itaboraí
Idade: entre 18 e 29 anos