Em 4 de maio de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Marcelo Delaroli entrega cartões da Moeda Social no próximo dia 19

cartões da Moeda Social no próximo dia 19 (1)Prestes a completar 189 anos de emancipação político-administrativa, Itaboraí vive a cada dia a transformação. A cidade, que outrora acumulava uma série de problemas crônicos, vem experimentando uma nova realidade. O asfalto está caindo na porta de casa, o investimento está chegando à sala de aula e o Programa Social Moeda Pedra Bonita já tem data para beneficiar as primeiras 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade do município.

Honrar esse compromisso firmado no plano de governo era uma das prioridades do prefeito Marcelo Delaroli. A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Governo, realizará a entrega dos cartões no próximo dia 19 de maio. O evento com as famílias está previsto para acontecer no CIEP 130 – Doutor Elias de Miranda Saraiva, localizado na Avenida 22 de maio, na altura do Rio Várzea, às 8h.

“Me diziam que era impossível transformar a realidade de Itaboraí e implantar programas importantes para a população mais vulnerável, como a moeda social. Mas estamos mostrando que tem jeito sim, é só querer. A cidade está vivendo dias de grande transformação em várias áreas, com pavimentação avançando para todos os distritos, investimentos na Educação, aquisição de 96 toneladas de alimentos da agricultura familiar para os nossos alunos, reforma dos postos de saúde, o esporte voltando em toda a cidade e a cultura ganhando cada vez mais espaço. Agora vamos entregar mais um compromisso do nosso plano de governo que firmamos junto com o povo”, destacou o prefeito.

Para que os beneficiários possam conferir se estão aptos para receber a Moeda Social, a Prefeitura disponibilizou um site de consulta (http://moedasocialconsulta.ib.itaborai.rj.gov.br). Para as pessoas que estão com o Cadastro Único atualizado, basta inserir o nome completo e o número do NIS. Após a consulta, se estiver apto, o beneficiário deve comparecer ao evento no dia 19 de maio, para efetuar a retirada do seu cartão magnético, portando documento de identidade e CPF.

cartões da Moeda Social no próximo dia 19 (3)As pessoas que não tiverem como acessar o link de sua residência, basta ir até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo para efetuar a consulta. O nome ‘Moeda Pedra Bonita’ foi designado em alusão ao significado de ‘Itaboraí’ na língua Tupi “Rio da Pedra Bonita”.

Sobre o programa

Nesta fase inicial, o programa contemplará 5 mil famílias em situação de extrema pobreza e sem renda familiar, residentes no mínimo dois anos no município com prioridade para as com maior número de membros e as chefiadas por mulheres devidamente cadastradas no CadÚnico e que não recebam outros benefícios federais ou estaduais. Inicialmente, será efetuado o pagamento dos benefícios no valor de 150 Pedras Bonitas (que correspondem a R$150,00).

A rede de comércio solidária será gratuita (taxa zero) para participação e comercialização de venda entre os participantes do programa de forma facultativa com abrangência do comércio em geral restrito ao município de Itaboraí. Cabe ressaltar que o lojista já pode fazer o cadastramento para fazer parte da rede e aceitar o novo método de pagamento.

 

Secretaria Municipal de Comunicação 

LEIA MAIS EM PMI





  • Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
    Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
    ©2022 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia / SEMFAT