Em 6 de maio de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Profissionais do CESI participam de Curso Básico e Avançado de Vida

Profissionais do CESI participam de Curso Básico e Avançado de Vida (1)A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Núcleo Curso de Emergência (NUCE), iniciou um novo ciclo do Curso Básico e Avançado de Vida para profissionais de Saúde que atuam no Centro de Especialidades de Saúde de Itaboraí (CESI), em Quissamã, na manhã desta sexta-feira (06/05). Ao todo, o curso com carga horária total de 18 horas contemplará 40 servidores, divididos em quatro turmas.

As aulas na unidade serão realizadas todas as sextas-feiras do mês, nos períodos da manhã e tarde. O curso é conduzido pelo técnico de emergência médica e instrutor de SBV, Claudemir Quirino. No treinamento, os profissionais de saúde receberam uma capacitação sobre abordagem SBV na Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Reanimação cardiorrespiratória (RCP), além de introdução óssea.

Coordenadora do NUCE, Fabiani Barcelos destaca que, entre os principais objetivos do treinamento, está expandir conhecimento sobre o Suporte Básico de Vida (SBV) para toda a rede municipal de Saúde.

Profissionais do CESI participam de Curso Básico e Avançado de Vida (2)“Estamos avançando com o treinamento para todas as unidades da rede municipal de Itaboraí, promovendo a atualização dos nossos profissionais de saúde com protocolos de emergências em situações de parada cardiorrespiratória. São procedimentos utilizados no mundo inteiro”, destacou a coordenadora do núcleo.

No treinamento, os participantes puderam — através de atividades práticas e teóricas — conferir conceitos de etiologias de PCR, situações especiais para uso do desfibrilação e causas de PCR reversíveis. Além de Fabiani e Claudemir, também esteve presente no curso a supervisora do NUCE, Gisele Batista.