Em 11 de maio de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Maio Amarelo: capacitação sobre controle de hemorragias em acidentes

maio amarelo 2Em referência ao mês do Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG), promoveu uma capacitação sobre controle de hemorragias em acidentes de trânsito, nesta quarta-feira (11/05), na quadra da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.

Com o tema “A única coisa mais trágica que uma morte… é uma morte que poderia ser evitada”, o instrutor do Núcleo de Educação às Urgências e Emergências, Claudemir Quirino, realizou uma simulação com um voluntário sobre primeiros socorros e a importância de salvar vidas, com simples conhecimento e técnica.

“Hoje no trânsito muitas pessoas morrem por falta de socorro imediato, os primeiros socorros, visto que a população tem medo de colocar a mão e mexer no sangramento. A ideia é fazer uma conscientização, para treinar a população leiga e não leiga até a chegada do suporte avançado”, disse.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação às Urgências e Emergências, Fabiani Barcelos, o objetivo principal da ação é não falar apenas do acidente em si, mas o que fazer no momento em que você se depara com o acidente no trânsito.

“Qualquer um que aprende essa técnica é capaz de salvar vida, até que chegue o suporte necessário. Com uma simples compressão direta no sangramento é possível conter uma hemorragia”, falou Fabiani, ao lado da supervisora do núcleo, Gisele Batista.

Dentre os assuntos abordados, os tipos de itens utilizados para a contenção de hemorragias, como bandagem israelense, torniquete, gases, ataduras e até mesmo panos e tecidos em casos de urgência e quando não há materiais disponíveis.

Atenta a simulação, a estudante de Enfermagem, Andressa Alvarenga, de 19 anos, comentou da importância de preparar os jovens para esses tipos de situações. “Acho que esse tipo de informação deveria ser matéria nas escolas, até mesmo para as crianças e adolescentes repassarem para seus pais e responsáveis. É uma forma de salvar vidas e que todos podem contribuir”, falou Andressa.