Em 12 de maio de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Programa que beneficia 50 artesãos do município tem aulas iniciadas

Programa que irá beneficiar 50 artesãos do município tem aulas iniciadas no SineCom o objetivo de fomentar o artesanato com estruturação e produção de feiras de artesanato no município, teve início o Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), que irá beneficiar 50 artesãos de Itaboraí através de qualificação e expansão de conhecimento empreendedor. O programa é fruto de uma parceria firmada entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Na primeira das quatro fases do projeto, os alunos passam por uma capacitação virtual realizada pela UERJ. As aulas foram divididas em seis módulos e acontecem às terças e quartas-feiras, a partir das 19h, na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que fica localizado na Rua José Leandro, 2, no Centro. As inscrições para o programa foram feitas através da internet e encerradas no dia 31 de março.

Durante as aulas, os participantes recebem conteúdos relacionados a capacitação do artesão em empreendedorismo, Marketing e técnicas de artesanato. O secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, ressaltou a importância da qualificação dos artesãos.

“Desde o início da gestão, estamos preocupados com a expansão da cultura para os moradores da nossa cidade. E esse curso vem pra trazer conhecimento e oportunidades para os artesãos do nosso município, que poderão usufruir de aulas qualificadas que visam o crescimento do seu trabalho e a expansão para feiras e outros eventos”, disse Roberto, acompanhado do secretário municipal de Trabalho e Renda, Eudnei de Oliveira.

Após a conclusão das aulas virtuais, será iniciada a segunda etapa do programa, intitulada como Estruturação de Pontos de Comercialização. Nela, serão abordados temas relacionados ao novo conceito para a feira de artesanato com nova estrutura para barracas (kits), infraestrutura para oferta de cultura e diagnóstico sobre funcionamento, horário e local.

Já na terceira etapa, em um período de 4 meses, a feira de artesanato nos 46 municípios será produzida pelo programa que irá desenvolver a divulgação, logística, capacitação de novos gestores, além da programação da feira. Na última fase, será feita uma pesquisa junto aos artesãos e ao público buscando entender e avaliar os impactos do programa para o município e na vida das pessoas.