Em 15 de maio de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Eco Fashion Week: desfile com temática sustentável é atração

Eco Fashion Week desfile com temática sustentável é atração em Itaboraí (4)Com o objetivo de utilizar a moda como forma de buscar alternativas para a conservação do meio ambiente, a Eco Fashion Week apresentou o desfile “Revive – do Lixo ao Luxo” do estilista Guilherme Tavares, na noite do último sábado (14/05), com apoio das secretarias municipais de Cultura e Meio Ambiente e Urbanismo. A coleção, com 40 peças exclusivas, foi apresentada ao público de maneira gratuita, no Itaboraí Plaza Shopping.

De acordo com o estilista, as peças foram desenvolvidas a partir da reciclagem de resíduos têxteis, pet, telas, chapinhas, latinhas, papelão, sacolas plásticas e jornal. “Estou preocupado em usar métodos de produção que não produzam ou pelo menos minimizem o impacto ambiental”, enfatizou Guilherme Tavares.

Eco Fashion Week desfile com temática sustentável é atração em Itaboraí (3)O desfile contou com a participação de um público grande e também com a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez, e de Cultura, Roberto Costa.

“Esse evento tem por objetivo promover uma educação ambiental. O desfile apresentou peças luxuosas feitas com materiais recicláveis. Com essas criações, o Guilherme Tavares mostrou que é possível reutilizar todo o material que seria descartado. Isso mostra que a moda também pode ser sustentável”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez.

Para apresentar a coleção, o estilista escalou uma seleção de modelos itaboraienses de todas as idades. E para encabeçar o time, convidou o ator Sérgio Menezes, e as atrizes Aparecida Petrowky, Marinara Costa e Giulia Ramolini. Além do paratleta João Victor, mais conhecido como João Handbike, que é considerado o atleta mais jovem do paraciclismo mundial, com apenas 17 anos de idade.

Eco Fashion Week desfile com temática sustentável é atração em Itaboraí (2)“A moda é arte, cultura, comportamento e também política social. Estamos falando sobre o benefício de estar em um planeta saudável. Essas mudanças climáticas não estão acontecendo por acaso. Então, à medida que a gente age de uma maneira equilibrada e correta em benefício do planeta, pode ser que talvez reverta esse quadro que é bastante grave. Então, a moda está colaborando para que isso aconteça”, declarou Sérgio Menezes.

Exposição – Para brindar os 25 anos na moda, o estilista também apresenta, até o dia 13 de junho, a exposição “SOS Amazônia e Natureza Viva”, composta por 38 painéis de fotos inspirados na fauna e flora brasileira, com foco na autossustentabilidade e consciência socioambiental. A mostra está exposta na Sala de Cultura do Shopping Itaboraí Plaza, de 10h às 22h, com entrada gratuita.