Em 17 de maio de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Vigilância Sanitária capacita ambulantes para shows de aniversário

Vigilância Sanitária capacita ambulantes para shows de aniversário (2)Visando preparar os ambulantes para a festa de 189 anos de emancipação político-administrativa de Itaboraí, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, realizou uma capacitação para 50 membros da categoria, nesta terça-feira (17/05), no auditório da Secretaria Municipal de Compras, Licitações e Contratos, no Centro. A ação foi dividida em dois horários.

Durante a capacitação ministrada pelas equipes da Vigilância Sanitária, foram abordados temas como a contaminação de alimentos, os cuidados que devem ser feitos para evitar esse problema e as formas de armazenamento, entrega e descarte dos alimentos.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Melyon Machado, a iniciativa teve como principal objetivo levar informações sobre manipulações de alimentos e higiene adequada para o evento, com o objetivo de evitar contaminações.

“Essa capacitação visa melhorar a capacidade dos ambulantes em armazenar e preparar os alimentos da forma adequada. O aniversário da cidade está se aproximando e utilizamos essa palestra para que possam ser comercializados produtos de mais qualidade e evitar riscos de contaminação. A ideia é fortalecer essa questão para os ambulantes. Estamos capacitando os ambulantes e preservando a saúde de quem irá usufruir do serviço prestado por essa categoria”, afirmou Melyon.

A Vigilância Sanitária destaca que a implantação de boas práticas de manipulação também visa prevenir e minimizar, ao máximo, o risco de doenças transmitidas por alimentos contaminados. É considerado manipulador de alimentos toda pessoa que tenha contato, ainda que seja ocasional, com a recepção, preparação, armazenamento, distribuição ou comercialização de um alimento.