Em 19 de maio de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Aniversário impulsiona economia, beneficia comércios e reaquece rede hoteleira

Itaboraí 189 anos aniversário impulsiona economia, beneficia comércios e reaquece rede hoteleira (4)Prestes a completar 189 anos de emancipação político-administrativa, no próximo dia 22 de maio, Itaboraí vive um mês de grandes realizações que impulsionam a economia local, beneficiam comércios e reaquecem a rede hoteleira do município. Restaurantes localizados no entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto apontam aumento de até 80% no faturamento em dias de eventos. Após oito anos sem comemorações de grande porte, incluindo o período de pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Itaboraí preparou uma programação recheada de atividades, desde o dia 1º até o final de maio.

Localizada no ‘coração’ do centro histórico de Itaboraí, a Praça Marechal Floriano Peixoto, já foi palco de vários eventos festivos neste mês de maio, como o Domingo na Praça – Edição Dia do Trabalhador, 19º Encontro de Carros Antigos e o Pedal. Eventos esses que movimentaram os estabelecimentos do entorno. Proprietário de um quiosque na praça desde 2004, Rafael Gomes, mais conhecido como Chacal, alçou voos mais longos e abriu o Restaurante Toca do Chacal, também na praça, em agosto de 2021, ainda na pandemia. Para o empresário, foram tempos bem difíceis, mas que agora estão voltando a entrar no eixo.

“Os eventos na praça contribuem bastante para esse aumento nas vendas, especialmente no restaurante, porque oferecemos almoço todos os dias, de segunda a segunda, com preço popular. Os eventos do mês de maio foram ótimos. O faturamento aumentou em 80% no restaurante e 50% no quiosque, e estamos na expectativa do último final de semana, com o encontro de Motoclub”, falou Chacal, que gera diretamente 25 empregos no município, além de contratar colaboradores extras nas datas festivas.

Itaboraí 189 anos aniversário impulsiona economia, beneficia comércios e reaquece rede hoteleira (1)Segundo a proprietária do restaurante e pizzaria Chopp Grill, Elaine Rodriguez, a crescente demanda tem feito que a empresária precise contratar mão-de-obra extra para atender os clientes.

“Os eventos na praça são de suma importância para o comércio e vida social das pessoas. E tem contribuído bastante com a nossa economia, inclusive nessas épocas, onde conseguimos contratar mais funcionários extras”, disse Elaine, ressaltando que o restaurante funciona há 20 anos na localidade.

O secretário municipal de Turismo e Eventos, José Carlos Cobra, ressaltou a movimentação dos festejos do mês de maio, aniversário da cidade, que teve início no dia 1º e será finalizado no dia 29, com evento de Motoclub, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.

“Com os shows, esperamos movimentar a cidade, não só trazendo alegria para a população, que teve sua última grande comemoração de aniversário em 2014, mas beneficiando a economia local. Assim, preenchendo as vagas de ocupação de hotéis e pousadas, os pequenos empreendedores do município, os comércios e outros”, disse o gestor da pasta.

No setor hoteleiro, as chamas foram reacendidas e, para os próximos eventos, sendo os shows em comemoração ao aniversário da cidade, entre os dias 19 e 22 de maio (quinta-feira a domingo), com atrações gigantes da música nacional, como Barões da Pisadinha, Matheus e Kauan, Ferrugem, Bruna Karla, Mariana Valadão e muito mais, o segmento tem a expectativa de atingir a totalidade da taxa de ocupação nos hotéis e pousadas.

O município conta, atualmente, com 11 estabelecimentos, entre hotéis e pousadas cadastrados na Secretaria Municipal de Turismo e Eventos. Próximo ao local dos shows, o Hotel Samba, em Santo Expedito, estima a possibilidade de atingir 100% da taxa de ocupação até domingo (22/05), em razão da alta procura pelos dias do evento, segundo o gerente do empreendimento, Antonio Torralba.

“O mês de maio estava muito fraco, mas com a chegada desse evento no meio do mês, o índice previsto de ocupação aumentou. Temos hóspedes coorporativos que decidiram ficar mais dias por conta dos shows. Essa festividade é uma virada de chave para a cidade, um início de um novo ciclo. Esperamos que isso faça parte do calendário do município, para que possamos nos programar ainda melhor para os próximos anos”, comentou o gerente.

Itaboraí 189 anos aniversário impulsiona economia, beneficia comércios e reaquece rede hoteleira (3)Os depósitos de bebidas do município também estão sentindo os impactos positivos dos eventos da cidade. No Centro, o proprietário do Depósito Pai e Filho, Romário Nunes, comentou sobre a expectativa com os shows de aniversário do município, neste final de semana, de quinta-feira a domingo (19 a 22/05).

“Eventos como esses contribuem para o aumento nas vendas, ainda mais depois de um longo período de pandemia. Para este fim de semana já temos bastante encomendas para os comerciantes e ambulantes que irão trabalhar na festa, e esse número pode aumentar ainda mais, conforme sejam as vendas deles nas festividades”, disse Romário.