Em 13 de junho de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Estudantes são premiados no 1º Concurso de Artes Paleontológicas

Estudantes são premiados no 1º Concurso de Artes Paleontológicas em Itaboraí (4)Foram entregues as premiações do 1º Concurso de Arte Paleontológica do PNMPSJI: Jovens Artistas na Pré-história, na tarde desta segunda-feira (13/06), durante cerimônia realizada na Secretaria Municipal de Cultura, no Centro. Iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), através do Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí (PNMPSJI) em parceria com Agência Nacional de Mineração (ANM) e a UERJ/FFP, o concurso contou com a participação de 40 crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade.

Dividido em três categorias de acordo com faixa etária dos jovens, o concurso teve como objetivo promover e divulgar a Paleontologia, com foco nos fósseis encontrados nas rochas da Bacia de Itaboraí, localizada no Parque Paleontológico de São José. As ilustrações deveriam retratar, de forma criativa e original, paisagens da época, cena pré-histórica ou animal(s) e/ou vegetal(s) pré-histórico(s). Presente na cerimônia de premiação, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez, ressaltou a importância da iniciativa para os jovens.

Estudantes são premiados no 1º Concurso de Artes Paleontológicas em Itaboraí (6)

“Esse concurso ajuda a promover a cultura da nossa cidade, aumenta o envolvimento com as escolas e aproxima os estudantes da Unidade de Conservação. Com essa iniciativa, os jovens acabam conhecendo a importância do Parque Paleontológico de São José, que é um dos mais importantes do país. Temos que lapidar o nosso parque e assim expandir a educação ambiental para os nossos alunos”, disse o secretário.

Os primeiros de cada categoria ganharam troféu, certificado digital, kit de desenho e pintura e um curso gratuito de desenho. Já os 2º e 3º colocados de cada faixa etária receberam certificado digital, kit de desenho e pintura e um curso gratuito de desenho. Além disso, foram distribuídas menções honrosas para mais três participantes de cada categoria, que ganharam o certificado digital.

As obras dos vencedores estão expostas, de forma digital e impressa, na Secretaria Municipal de Cultura, no Centro, até o final do mês de julho. A visitação é gratuita, aberta ao público, e acontece, das 8h às 17h. O paleontólogo e gestor do parque, Luís Otávio Castro, parabenizou os participantes e afirmou que é gratificante receber trabalhos feitos pelos estudantes sobre o Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí.

Estudantes são premiados no 1º Concurso de Artes Paleontológicas em Itaboraí (7)

“Essas ações têm uma importância muito significativa, já que servem para expandir a cultura e a educação da nossa cidade. Ver o trabalho realizado por esses jovens e poder receber essa energia deles é muito gratificante. O Parque Paleontológico está aberto para todas as idades”, disse o gestor.

Estudante da Escola Municipal Vereador Dimas Monteiro Nogueira, em Itamarati, a vencedora da categoria III, Fernanda Ferreira, de 15 anos, contou que ficou feliz e emocionada com a conquista. “Foi uma disputa muito difícil e fico muito feliz em ter o trabalho vencedor na minha categoria. É importante saber que a cultura é valorizada na nossa cidade”, disse a vencedora.

O júri técnico do concurso foi formado por três pesquisadores e paleoartistas: Maurilio Oliveira (Museu Nacional/UFRJ), Felipe Alves Elias (Museu de Zoologia/USP) e André Eduardo Piacentini Pinheiro (FFP/UERJ). Estiveram presentes na cerimônia de entrega das premiações o secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, e o conselheiro do Parque Paleontológico, André Eduardo.