Em 14 de junho de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí busca atrair grandes empresas para gerar empregos para moradores

Itaboraí busca atrair grandes empresas para geração de empregos para moradores (2)Atrair grandes empresas para estabelecer o pleno funcionamento em Itaboraí é um dos principais fatores que contribuem para a geração de emprego e renda para a população. Por isso, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, busca a desburocratização dos processos, a fim de incentivar a implantação de novas companhias e segmentos para garantir a expansão econômica do município.

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Eudnei de Oliveira, destaca que a transparência da gestão em todos os setores é um ponto relevante para conseguir atrair os olhares econômicos de grandes companhias. O gestor da pasta ressalta, como exemplo, a inauguração da filial de uma das líderes do varejo nacional, na Avenida 22 de Maio, no Centro, ocorrida na manhã do último dia 2.

“Com a chegada dessas referências em vendas, o município ganha bastante em geração de empregos e desenvolve a economia da cidade. A Prefeitura pode atuar como parceira dessas empresas na questão de conhecimento de área, base para geração de empregos, além de manter um diálogo para expansão da economia na nossa cidade. Itaboraí está de braços abertos para pequenas, médias e grandes empresas”, disse o secretário.

Em paralelo a isso, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itaboraí trabalha diariamente no direcionamento de vagas e oportunidades para a população. Nesta filial, que é a 54ª no Estado do Rio, foram encaminhadas 18 vagas para moradores da cidade. Até a inauguração, a Prefeitura de Itaboraí também atuou, através das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo, Trabalho e Renda e Fazenda e Tecnologia, para viabilizar todo o processo de liberação burocrática e emissão de alvarás.

O gerente da Região Metropolitana da rede varejista, Joel Carlos, exemplifica que a nova filial contou com a expertise técnica dos setores da Prefeitura desde a escolha para a localização até a realização de todos os trâmites documentais para a liberação do pleno funcionamento.

“Temos que parabenizar e agradecer a toda equipe da Prefeitura, que nos tratou com todo o carinho desde o início de todo o processo. Contamos com apoio na escolha do espaço, no processo burocrático que é a parte mais complicada e, muitas vezes, problemática em outros municípios. Fazemos um estudo de viabilidade antes de trazer a loja para as cidades e percebemos que Itaboraí é forte economicamente e isso se deve ao trabalho realizado na cidade”, disse o representante.

Além da atração de empresas de fora, a Prefeitura de Itaboraí também investe para girar a economia no comércio local. Em maio, o prefeito Marcelo Delaroli iniciou a entrega dos primeiros cartões da Moeda Social Pedra Bonita, que beneficiou 5 mil famílias do município que viviam em situação de vulnerabilidade.

Os cartões foram entregues às famílias com crédito de 150 Pedras Bonitas (que correspondem a R$150,00), que poderão ser utilizados nos comércios do município. O programa é baseado na transferência de renda para famílias em situação de extrema pobreza e sem renda familiar (inclusive de outros programas sociais), para provimento de sua subsistência e a criação de uma rede sustentável de economia solidária (comércio de todos os distritos).