Em 6 de julho de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Aluno é medalhista na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Aluno de Itaboraí é medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas PúblicasA Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, em Apolo II, teve um grande representante entre os medalhistas da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Douglas Neves, concorreu com aproximadamente 17,7 milhões de participantes de 99,84% das cidades brasileiras, e seu empenho e sua dedicação resultaram na medalha de bronze.

A premiação aconteceu no último dia 30 de junho, no auditório do Colégio Militar do Rio de Janeiro, na Tijuca, e contou com presença da responsável do estudante, Luciene Barcelos; da diretora geral da Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, Adriana Porto da Silva; da professora de Matemática, Luana Garcia; e da coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Érika Ribeiro Felix.

Segundo a subsecretária de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira, além de todo comprometimento do aluno, essa conquista revela a qualidade do trabalho desenvolvido pela SEMED que, todos os anos, divulga e incentiva a participação das escolas na olimpíada e acredita na importância da formação continuada do professor como espaço fomentador de aperfeiçoamento da prática pedagógica.

“Acreditamos ainda na proposta de trabalho da rede, em que os profissionais são incentivados a desenvolverem em suas aulas, atividades que desafiem os estudantes a raciocinarem sobre cada questão proposta”, comentou a subsecretária.

De acordo com a coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental da SEMED, Érika Ribeiro Felix, o município de Itaboraí tem um longo histórico de participação na OBMEP, pois acredita no impacto social e profissional dessa premiação na vida dos estudantes.

“Desde a primeira edição, em 2005, todos os anos, os alunos das escolas do município realizam a prova da Olimpíada, esta que é a maior competição científica do país, sendo recorrente o recebimento de várias menções honrosas, e essa é a segunda vez que um aluno da rede é medalhista da OBMEP”, afirmou Érika.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).