Em 13 de julho de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí participa do maior levantamento de Saúde Bucal do país

Itaboraí participa do maior levantamento epidemiológico de saúde bucal do Brasil (3)O programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) participa da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil), do Ministério da Saúde, realizada na população brasileira a cada 10 anos. Com o estudo, a condição da saúde bucal é avaliada, a fim de identificar doenças, como cárie dentária, enfermidades periodontais e traumatismo dentário. Além de verificar necessidades de próteses dentárias e os impactos causados pelas doenças.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, estar incluído nesta pesquisa dá uma direção maior para a tomada de decisões na cidade. “Estamos voltando com mais atividades odontológicas em Itaboraí e participar desta pesquisa nos ajudará a ter uma melhor qualidade nos atendimentos, dando também referência e direcionamento para cuidarmos da população numa área tão importante que é a odontologia”, comentou.

A coordenadora de Saúde Bucal, Carolina Piontkovsky, ressalta a importância deste estudo para auxiliar na qualidade dos serviços prestados à população.

Itaboraí participa do maior levantamento epidemiológico de saúde bucal do Brasil (4)“A caracterização do perfil epidemiológico bucal da população brasileira é essencial para a identificação dos principais agravos bucais e, assim, fornecer subsídios para políticas públicas, ações e estratégias intersetoriais de promoção, proteção e recuperação da saúde”, disse a coordenadora.

O trabalho é realizado pelos profissionais que já atuam na Atenção Primária e possuem papel fundamental na composição das equipes de campo, com visitas domiciliares. Atualmente, no município, a pesquisa está sendo realizada em Ampliação e conta com a ajuda de agentes comunitários de Saúde.