Em 14 de julho de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Defesa dos direitos de crianças de até 6 anos em pauta em Itaboraí

Defesa dos direitos de crianças de até 6 anos em pauta em ItaboraíO Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí sediou, na manhã desta quinta-feira (14/07), um encontro com representantes relacionados à defesa dos direitos de crianças do município. Organizado pelo projeto Tecendo Redes na Primeira Infância, ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com a Petrobras e o Movimento Mulheres de São Gonçalo, o evento contou com o lançamento de cartilhas informativas que visam o combate à violência contra crianças até 6 anos de idade.

Durante o evento, foram lançados o Guia de Orientação Profissional para atuação frente à violência doméstica e sexual de crianças até 6 anos de idade e a Cartilha Infantil Tecendo Redinhas. Ambas possuem o objetivo de alertar sobre os riscos desse tipo de atividade criminosa e conscientizar a população e as autoridades sobre políticas públicas e sociais para crianças com até 6 anos de idade.

Uma das lideranças no combate à violência contra crianças e adolescentes no município, a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (PAISCA) destacou a importância das ações conjuntas para a disseminação de informações e conscientização sobre as formas de combate à violência contra a criança e ao adolescente.

“O Projeto Tecendo Redes na Primeira Infância é uma grande parceiro da Coordenação de Saúde da Criança e do Adolescente, sempre nos atende prontamente quando solicitamos consultoria e na abordagem e atendimento às crianças vítimas de violência. A cartilha irá contribuir como um instrumento noteador na abordagem às crianças vítimas de violência, ela nos orienta a ter uma atuação mais leve e através de instrumentos lúdicos poderemos identificar situações de violência”, disse a coordenadora.

O evento contou também com a presença de representantes das secretarias municipais de Segurança, Transporte, Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, além de outras autoridades.

Para denunciar qualquer violência contra crianças e adolescentes, disque 100. Ligue também para o Conselho Tutelar de Itaboraí, através dos números: 2635-3657, 98837-8730, 2635-5727 ou 99779-4152. Ou ainda procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para informações e ajuda. Fique atento aos sinais, sua identidade será mantida em sigilo e a denúncia pode salvar a vida de uma criança ou adolescente.