Em 15 de julho de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

‘Estudos e releituras de grandes mestres’ na Casa de Cultura

‘Estudos e releituras de grandes mestres’ em exposição na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (1)A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres abriu a exposição “Estudos e releituras de grandes mestres”, que traz as obras do artista plástico Rogério Gregório. A exposição é gratuita e ficará disponível ao público até o dia 9 de agosto na Sala do Artista Local Bira Alma Reggae.

Na exposição, o artista plástico usa as obras de artistas consagrados, como Salvador Dali e Pablo Picasso, como inspiração e ponto de partida para o seu trabalho. Natural de São Gonçalo, o artista plástico vive há 30 anos em Itaboraí. Seus trabalhos, especialmente em óleo sobre tela, chamam a atenção pelo realismo e expressividade. Uma prova disso é a conquista de premiações como o troféu Portinari, da Sociedade Brasileira de Belas Artes do Rio de Janeiro.

“Sempre fui um apaixonado pela arte e poder apresentar o meu trabalho em um espaço reservado para os artistas locais é de grande valia pra mim e para a minha carreira. Fico muito feliz pela Casa ter aberto as portas e por poder expor aqui em Itaboraí um pouco do meu trabalho”, comentou Rogério Gregório.

O artista despertou para o seu talento aos 13 anos, incentivado por uma professora de artes na escola. Os primeiros desenhos, com inspiração surrealista, receberam elogios e se tornaram um caminho de autoexpressão para Rogério Gregório. Ele conta que, uma década depois, passou a frequentar museus, como o Museu de Belas Artes e o Museu de Arte Moderna, já com um olhar de estudo sobre a pintura acadêmica.

‘Estudos e releituras de grandes mestres’ em exposição na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (3)Posteriormente, na busca por ampliar seus conhecimentos, teve aulas com artistas como Renato Ferrari (pintura a óleo) e Geraldo Aguiar (pastel). Para o gestor da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres e subsecretário municipal de Cultura, Alan Mota, o Espaço do Artista Local já se provou uma iniciativa de sucesso.

“No Espaço Bira Alma Reggae, nós podemos receber artistas locais que possuem um trabalho de qualidade, como o Rogério Gregório, mesmo quando uma exposição de grande porte está ocupando o salão principal da Casa, como é o caso da mostra ‘Ser do Mangue’. Assim, cumprimos a missão dada pelo prefeito Marcelo Delaroli de sempre valorizar o artista local na Casa de Cultura”, afirmou Alan Mota.

Para conferir a exposição, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, no Centro. Agendamento para grupos e escolas pelo WhatsApp (21) 98958-8727 ou pelo telefone (21) 2635-4291.