Em 20 de julho de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

CTI do Hospital Leal Júnior conta com atendimentos odontológicos

CTI do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior conta com atendimentos odontológicos (1) (1)O município de Itaboraí agora passa a contar com uma equipe de dentistas voltada apenas para atendimentos aos pacientes internados no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia. O serviço está sendo implementado pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

De acordo com o secretário municipal de saúde, Sandro Ronquetti, esta implementação é um avanço na cidade. “Implantar esse serviço em Itaboraí é um avanço porque daremos mais qualidade de vida ao paciente que está no CTI, diminuindo o número de infecções e proporcionando uma melhoria no tratamento”, comentou o secretário.

A coordenadora do programa Saúde Bucal, Carolina Piontkovsky, destaca ainda que os benefícios oferecidos pela odontologia hospitalar são necessários para a concretização da saúde integral dos pacientes hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

“Estes pacientes necessitam de cuidados rigorosos devido a um quadro clínico caracterizado por imunodeficiência, fato que os tornam mais susceptíveis à instalação de infecções bucais e/ou sistêmicas, agravando o seu estado de saúde geral. Na maioria dos casos, pacientes hospitalizados em UTI encontram-se totalmente dependentes para a realização de higiene bucal adequada e eficiente, necessitando, assim, do suporte profissional devidamente capacitado para reestabelecimento da qualidade do meio bucal”, disse.

O tratamento pode reduzir pneumonias associadas a ventilação mecânica, diminuir os gastos hospitalares, assim como prescrições de medicamentos, decrescer o tempo de internação dos pacientes no CTI e a indicação de nutrição parenteral (administrada por via intravenosa). Além disso, o atendimento pode auxiliar no diagnóstico precoce de doenças graves.