Em 22 de julho de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Educação realiza Formação Continuada para equipe de apoio

Educação realiza Formação Continuada para equipe de apoio das escolas municipaisCom objetivo de unificar o trabalho dos funcionários de apoio das 95 escolas municipais de Itaboraí e, com isso, garantir mais segurança e qualidade no atendimento aos alunos, professores e responsáveis, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou durante toda a semana (18 a 22 de julho), uma Formação Continuada destinada a esses funcionários.

Ao todo, aproximadamente mil funcionários participaram da formação, com carga horária de quatro horas. Fazem parte da equipe de apoio das escolas municipais, as áreas de serviços gerais, supervisor de disciplina, dirigente de turno, agente educativo de creche, motorista, monitor, manipulador de alimentos (merendeira) e auxiliar de escrita.

Segundo o secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, a formação foi planejada no período de recesso escolar para não prejudicar o ano letivo.

“Nosso intuito é promover essas capacitações para este público-alvo pelo menos duas vezes ao ano, nos períodos de recesso. As formações visam unificar a postura individual e o desenvolvimento do trabalho dentro das unidades de ensino”, comentou o secretário.

Para os manipuladores de alimentos, a formação aconteceu nos dias 20 e 21 de julho, nos turnos da manhã e tarde, em seis polos, para facilitar o acesso dos inscritos. A capacitação foi ministrada pelo quadro técnico de nutricionistas da SEMED, com temas como: higienização, estoque, recebimento de alimentos, preparo, relação interpessoal e outros.

Já para o restante dos profissionais, a formação aconteceu entre os dias 18 e 22 de julho, divididos nos turnos da manhã e tarde, na Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia. Os assuntos foram abordados pela equipe técnica da empresa terceirizada da SEMED e pela assessoria técnica da Subsecretaria de Gestão e Ensino. Dentre os temas: direitos e deveres, regimento escolar, equipamento de proteção individual (EPI), acolhimento aos pais e responsáveis e outros.