Em 25 de julho de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Projeto Transformar impulsiona início de carreira para jovens atletas

Projeto Transformar impulsiona início de carreira para jovens atletas de Itaboraí (2)Ferramenta de inclusão e integração social, o esporte vem sendo trabalhado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) para impulsionar geração de carreiras e aumento de qualidade de vida para crianças e jovens de 6 a 17 anos em Itaboraí. Com o Projeto Transformar, são oferecidas aulas de jiu-jitsu, basquete, futsal, capoeira, taekwondo e atletismo de forma gratuita na Estação Cidadania, em Calundu, que visam o desenvolvimento e crescimento profissional desses jovens atletas.

Responsável por intermediar as atividades esportivas, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fábio Santos, ressalta a importância do esporte para as crianças e jovens que moram no município. Segundo o gestor, o Projeto Transformar já mudou a vida de muitos adolescentes e famílias de Itaboraí.

“O esporte transforma vidas e ele transformou a minha vida. Consegui realizar o sonho de muitos jovens, que é ser jogador de futebol profissional, e sei da importância do esporte para a sociedade. O principal objetivo dessa iniciativa é levar conhecimento e desenvolvimento para os mais novos. Com essas atividades, esses talentos podem ser lapidados e podem se transformar em atletas de grande potencial. Tenho certeza que ainda temos muitos talentos a serem descobertos em Itaboraí”, disse o secretário.

As aulas que acontecem durante a semana contam com o suporte oferecido pela SEMEL, além da experiência dos professores. Uma das modalidades oferecidas pelo Projeto Transformar é o futsal, ministrado pelo professor Everaldo Luiz. As aulas são realizadas às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 15h30. Durante as aulas, os alunos aprendem as partes técnicas de uma partida de futsal, além de disputar duelos com cinco jogadores em cada equipe.

Projeto Transformar impulsiona início de carreira para jovens atletas de Itaboraí (3)Buscando proporcionar a imersão no esporte, o Projeto Transformar também passou a contar com nomes renomados do esporte nacional. Uma delas é a atleta de taekwondo Iris Tang Sing, de 31 anos, participante dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, que enxerga o esporte como forma de inclusão e desenvolvimento dos jovens. Iris é moradora de Porto das Caixas, já foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, e ficou com a 9ª colocação nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Além disso, possui títulos conquistados em competições disputadas na Holanda, Rússia, entre outros.

“O esporte é a maior ferramenta de inclusão desses jovens e, através dele, temos diversos relatos de transformação da vida de famílias. Busco através da experiência que adquiri com os treinos, lutas e competições levar um pouco do meu aprendizado para eles. O primeiro passo é fazer com que eles tenham a consciência da importância do esporte e depois trazer a disciplina para as crianças e jovens que sonham em chegar longe nas suas modalidades. É um trabalho de longo prazo, que pode descobrir novos talentos em Itaboraí”, disse a esportista.

As aulas de taekwondo do Projeto Transformar acontecem às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 10h30. Outro atleta conceituado que passou a integrar o quadro de professores do Projeto Transformar foi João Barros, conhecido como João Corredor. Ele, que foi bicampeão da Volta Internacional da Lagoa Rodrigo de Freitas e possui experiência no esporte de cerca de 30 anos, é o responsável por dar aulas de atletismo para as crianças e adolescentes, às terças e quintas, das 15h às 16h.

Às terças e quintas também acontecem as modalidades de jiu-jitsu (das 14h30 às 16h30 e das 20h às 22h30) e basquete (das 8h às 9h30 e das 14h às 15h30). As aulas de capoeira do Projeto Transformar acontecem às segundas e quartas, das 19h30 às 21h30. Além das modalidades esportivas, o projeto Transformar conta também com 15 núcleos espalhados por diversos bairros que contam com aulas de ginástica e circuito funcional para a Terceira Idade.

Os interessados em participar das atividades devem comparecer à sede da Estação Cidadania, acompanhado de um responsável, com documento de identificação e carteira de vacinação comprovando imunização contra Covid-19.

Projeto Transformar
Modalidades: basquete, atletismo, futsal, taekwondo e jiu-jitsu
Documentos (original e cópia):
– documento de identificação
– carteira de vacinação comprovando imunização contra Covid-19