Em 29 de julho de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Julho Amarelo: capacitação da rede para combater hepatites virais

julho amarelo 2Em alusão à campanha do Julho Amarelo, coordenadores regionais e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família receberam uma capacitação de combate às hepatites virais, na manhã de quinta-feira (28), no auditório da Secretaria Municipal de Licitação e Compras, no centro de Itaboraí.

O treinamento foi promovido pelo Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa em Saúde (NEPPS) e pelo Programa de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com a participação do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), Ana Paula Rangel, essa capacitação é importante para auxiliar os colaboradores da saúde, principalmente em relação ao diagnóstico. “Nosso objetivo é focar na testagem rápida, que é feita de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde”, disse.

A campanha realizada neste mês, o Julho Amarelo, tem o objetivo de chamar a atenção da população contra as hepatites virais (A, B, C e D). Em geral, a doença pode ser transmitidas por gestação e por relações sexuais. Pode ser ocasionado, também, pelo uso de drogas e álcool.

Em sua maioria, são doenças assintomáticas. Em casos que apresentam sintomas, podem ser em forma de náusea, dor abdominal, fadiga, febre, pele ou olhos amarelados. Em caso de suspeita, procurar a unidade de saúde mais próxima.

A Secretaria Municipal de Saúde oferece através do serviço de atenção especializada, atendimento de hepatologia (consultas e exames), bem como a dispensação de antirretrovirais para o tratamento da doença. Além disso, todos os postos de saúde oferecem o teste rápido.