Em 8 de agosto de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Agosto Verde: roda de conversa inicia mês da Primeira Infância

criança feliz 2Para marcar a abertura do Agosto Verde, mês dedicado à Primeira Infância, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS) organizou uma roda de conversa, destinada aos coordenadores de equipamentos, como CRAS, CREAS, PETI e Programa Criança Feliz. E ainda convidados, como CMDCA, Conselhos Tutelares, Secretaria Municipal de Saúde e outros.

A abertura foi mês foi realizada na última sexta-feira (05/08), no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí, no Centro. Segundo a coordenadora do Programa Criança Feliz no município, Nádia Nunes, o objetivo da roda de conversa foi discutir a primeira infância e ações de proteção de crianças de zero a seis anos.

“Temos que estreitar laços com a rede, para alcançar mais crianças e famílias que necessitam dessa proteção. Atualmente contamos com 10 visitadores no programa, que acompanham o desenvolvimento e o fortalecimentos de vínculos entre o cuidador e a criança”, destacou.

A coordenadora estadual do Programa Criança Feliz, Susilaine Duarte, contou que está no programa desde 2019 e que, atualmente, o Criança Feliz está em quase todos os estados brasileiros, exceto em Minas Gerais e Santa Catarina.

criança feliz 3“Quando eu cheguei no Criança Feliz fiquei entristecida por saber que Itaboraí tinha aderido ao programa, mas não o executava. Somente em 2021, nesta gestão, que efetivamente está sendo executado. Um olhar específico e vontade de implementação do prefeito Marcelo Delaroli, do secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo e sua equipe”, afirmou.

A programação contou ainda com a presença e abordagem do tema feito pela coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (PAISCA), Bianca Sydio; a coordenadora e psicóloga do Tecendo Redes na Primeira Infância, Cristiane Pereira; e a psicóloga do Tecendo Redes, Rafaela Olaio.

O Criança Feliz

O Programa Criança Feliz, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, chega a milhares de famílias que recebem visitas domiciliares. Em 2021, o programa superou a marca de 57 milhões de visitas, levando informação sobre cuidado infantil para mais de 3.028 municípios do país, sendo o maior programa do mundo de visitação domiciliar para a primeira infância.

Foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter intersetorial e com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Secretaria Municipal de Comunicação