Em 12 de agosto de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Projeto de Educação Sanitária chega a mais de 120 alunos de áreas rurais

Projeto de Educação Sanitária é expandido para mais de 120 alunos de áreas rurais de Itaboraí (4)Implementado no ano passado em Itaboraí, o Projeto de Educação Sanitária nas Escolas Rurais (PESER) agora será expandido e atenderá o dobro de alunos de escolas rede municipal de ensino. Ao todo, serão contemplados 128 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de seis unidades escolares. Cada aluno receberá um kit contendo uma ‘ecobag’ (bolsa reutilizável) e sete livros didáticos com material educativo sobre os temas: febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, teníase e agrotóxicos.

O material didático é disponibilizado por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), por meio da Superintendência de Defesa Agropecuária, com a Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Agricultura (SEMAGRI) e Educação (SEMED). Em 2021, foram três unidades de ensino atendidas, contemplando 50 alunos.

O projeto tem como objetivo levar conhecimento sobre temas relacionados à agricultura para os alunos com idades entre 9 e 11 anos de idade, fazendo com que eles sejam multiplicadores de conteúdo, repassando as informações obtidas para familiares e amigos. O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, ressalta a importância do projeto para difundir educação sanitária em regiões rurais de Itaboraí.

“É importante conscientizar a população de bairros que ficam na zona rural, como Pachecos, Muriqui, Perobas e outros, sobre os riscos que doenças decorrentes de alimentos podem causar para os moradores. E as crianças dessa faixa etária são bons multiplicadores para levar esse tipo de conhecimento para dentro de suas casas”, afirma.

Neste ano, as escolas beneficiadas são: Escola Municipal Alfredo Torres, em Muriqui; Escola Municipal João Augusto de Andrade, no Alto do Jacu; Escola Municipalizada Outeiro das Pedras, em Bela Vista; Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, em Sambaetiba; Escola Municipalizada José Maria de Oliveira, em Perobas; e Escola Municipalizada José Leandro, em Pachecos.

Projeto de Educação Sanitária é expandido para mais de 120 alunos de áreas rurais de ItaboraíA entrega do material para os professores dessas unidades foi realizada, nesta quinta-feira (11/08), no auditório da Secretaria Municipal de Compras, Licitações e Contratos, no Centro. Estiveram presentes também na cerimônia: a chefe do núcleo de defesa agropecuária em Itaboraí da Secretaria Estadual de Agricultura, Valéria Teixeira; a subsecretária municipal de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira; e a médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Claudia Leal.

“Esse projeto é uma importante parceria que possibilita maior conhecimento sobre os cuidados e desafios das áreas rurais aos alunos do ensino municipal. Além disso, queremos que os alunos levem o que aprenderam em sala de aula aos seus familiares, difundindo noções de saúde coletiva através dos materiais didáticos disponibilizados para eles. Fazer parte desse projeto é muito gratificante. Estamos abordando temas, como algumas importantes zoonoses e alimento seguro, que fazem parte do universo deles”, destaca Claudia Leal.

 

Secretaria Municipal de Comunicação

LEIA MAIS EM PMI





  • Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
    Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
    Fale Conosco: comunicacao@itaborai.rj.gov.br
    ©2022 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia / SEMFAT