Em 16 de agosto de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

2ª Consulta Pública para debater implementação de UC no Barbosão

2ª Consulta Pública para debater implementação de UC no Barbosão acontece no dia 20A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), realizará a 2ª Consulta Pública para a implementação do Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) na Serra do Barbosão, no próximo dia 20 de agosto, às 10h, na Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes.

A REVIS é um tipo de Unidade de Conservação que, assim como os demais, é de fundamental importância para a preservação dos ecossistemas, proporcionando pesquisas científicas, manejo e educação ambiental na busca pela conservação do Meio Ambiente.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez, destaca que o próximo encontro tem o objetivo de ouvir a população sobre a implantação da Unidade de Conservação Municipal (UCM).

“A implementação do Refúgio da Vida Silvestre tem a finalidade de preservar o maior fragmento de Mata Atlântica existente no município”, disse o secretário.

Localizada na divisa dos municípios de Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Tanguá, a Serra do Barbosão abriga uma importante área remanescente de Mata Atlântica com a presença de espécies de fauna e da flora ameaçadas de extinção.

A reunião é aberta a todos, com participação da comunidade. Havendo necessidade, outras consultas públicas para discutir o tema poderão ser realizadas. A Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes fica localizada na Estrada de Ligação, em Sambaetiba.