Em 30 de agosto de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Itaboraí sedia III Encontro sobre Mineração e Patrimônio Paleontológico

Itaboraí sedia III Encontro sobre Mineração e Patrimônio Paleontológico do EstadoO III Encontro sobre Mineração e Patrimônio Paleontológico do estado do Rio de Janeiro (III EMPERRJ) foi realizado, nesta terça-feira (30/08), na Escola Municipal Profª Maria Cristina Soares Fróes, em São José. O objetivo do encontro é difundir o conhecimento e destacar o Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí (PNMPSJI) como parte de um contexto histórico de grande relevância para a mineração e a paleontologia do Rio de Janeiro e do Brasil.

Inicialmente, o encontro aconteceria nas dependências do parque. Porém, por conta das condições climáticas, as palestras foram realizadas na quadra da unidade escolar, que fica próxima ao local. O evento é promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM), em parceria com a Prefeitura de Itaboraí, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Virtual de Paleontologia do Rio de Janeiro (IVP-RJ).

O III EMPERRJ é considerado o primeiro evento geocientífico inclusivo no estado do Rio de Janeiro e o segundo do Brasil, e recebeu o selo Biosfera da rede Geomamas. Entre os participantes, estiveram presentes no encontro o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez; o presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Hermínio Araújo; professor André Pinheiro (UERJ/FFP); e a professora Lílian Bergqvist (UFRJ).

“O Parque Paleontológico de São José abriga um dos mais relevantes registros da paleontologia mundial. É importante compartilhar essa educação patrimonial e mostrar a importância dessa Unidade de Conservação”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez.