Em 5 de outubro de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Celebração do Dia do Idoso com programação durante toda a semana

WhatsApp Image 2022-10-05 at 16.39.58Para comemorar o Dia Internacional do Idoso, celebrado no último dia 1º de outubro, as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SEMDS) e de Saúde (SEMSA) montaram uma programação com muitas atividades durante toda a semana. No Instituto de Longa Permanência para Idoso (ILPI) Dr. Augusto Senna, localizado em Nancilândia, a tarde desta quarta-feira (05/10) foi de muita música.

A ação contou com a presença da Banda da Guarda Municipal, coral dos idosos acolhidos e premiação do campeonato de jogos de dama e dominó. Na terça-feira (04/10), foi o Dia da Beleza, com serviços gratuitos de podologia, designer de sobrancelhas, cabeleireiro e barbeiro, realizados por profissionais voluntários, entre eles, profissionais formados nos cursos oferecidos pela própria SEMDS.

“Não poderíamos deixar passar a oportunidade de celebrar a vida de cada um. Nesta data aproveitamos para fortalecer o trabalho de valorização, bem-estar e dignidade que promovemos ao longo do ano”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social em exercício, Mariany Baldow.

WhatsApp Image 2022-10-05 at 16.39.57Segundo a coordenadora da ILPI, Marcilene da Cruz, o local conta com 17 acolhidos, entre homens e mulheres, acima de 60 anos de idade. “A programação é uma forma de elevar autoestima dos idosos, e promover ainda mais interação entre eles”, afirmou.

A equipe é composta por 29 profissionais multidisciplinares. Na quinta-feira (06/10) será a vez da gincana interativa com a participação das crianças e adolescentes acolhidos pelo Abrigo Institucional Dr. Ewaldo Saramago Pinheiro (AIDESP). E na sexta-feira (07/10), lanche e recreação.

O evento contou ainda com a presença da juíza da 1ª Vara da Família, Infância e Juventude de Itaboraí, Drª Rosana Albuquerque e a gestora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Karine Tavares.

Capacitação – A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio da Saúde do Idoso, promoveu uma capacitação para cuidados com pessoas idosas voltada para as equipes multidisciplinares das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), na tarde desta terça-feira (04/10), no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí.

Na capacitação foram abordados temas como a importância de estimular a autonomia e a independência dos idosos, enfatizar os cuidados necessários para a prevenção de doenças e proporcionar uma vida mais saudável. De acordo com a coordenadora da Saúde do Idoso, Maria Aparecida Coelho, o curso tem como objetivo reforçar o conhecimento dos profissionais de saúde para manter uma boa qualidade de vida dos idosos.

“O objetivo da capacitação é instrumentalizar as equipes multidisciplinares das Instituições de Longa Permanência para Idosos para que a oferta do cuidado prestado às pessoas idosas residentes nessas instituições seja feito buscando a melhoria da qualidade de vida, manutenção da funcionalidade global, considerando o seu grau de dependência e o risco de fragilidade”, explicou.