Em 7 de outubro de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Sistema integrado para Assistência Social começa a ser implantado em unidades do CRASCom o objetivo de otimizar e informatizar o serviço, o novo Sistema Integrado de Gestão da Assistência Social (SIGAS) começará a ser implementado como projeto piloto, na próxima segunda-feira (10/06), nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Ampliação e Apollo.

Elaborado pelas equipes da Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia (SEMFAT) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), o serviço visa promover maior integração na gestão dos equipamentos geridos pela SEMDS. O sistema contará com as informações dos usuários, além do registro informativo das demandas e atendimentos, oferecendo mais eficiência ao trabalho dos profissionais da Assistência Social.

A inserção do sistemas nos demais equipamentos será gradativa com a realização de capacitações para os funcionários como forma de otimizar o atendimento e o tempo de espera dos usuários. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo, a mudança visa uma maior integração entre os equipamentos.

“Nossa intenção é facilitar o trabalho nos nossos equipamentos e garantir aos usuários agilidade e eficiência no atendimento. Este processo também é importante para o mapeamento das políticas públicas que cada comunidade demanda. O sistema está em construção e será personalizado”, disse.

Cerca de 15 servidores de unidades do CRAS do município participaram de uma capacitação, na manhã desta quinta-feira (06/10), na nova sede da SEMDS, em Nancilândia. A iniciativa contou com a participação de servidores da SEMFAT, que apresentaram os recursos oferecidos pelo novo sistema e tiraram dúvidas dos profissionais da SEMDS em temas como cadastro, atualização e praticidade do novo sistema.

A capacitação já foi realizada também nas unidades do CRAS em Ampliação e Jardim Imperial, durante o mês de setembro. Durante o treinamento, foram abordados temas como a integração de informação entre os equipamentos, a rapidez no atendimento das unidades do CRAS, CREAS e Centro Pop, entre outros assuntos.