Em 21 de outubro de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Jornada Pedagógica da Educação reúne cerca de 3 mil profissionais

jornadaApós quatro dias de formação e capacitação para os profissionais de diversos segmentos da rede municipal de ensino, a Jornada Pedagógica da Educação de Itaboraí encerrou-se, nesta sexta-feira (21/10), na AIPERJ, em Outeiro das Pedras. O evento reuniu cerca de três mil profissionais da área durante a programação dos quatro dias. No dia final, contou também com a apresentação de robótica, em um caminhão tecnológico da startup Cientik.

Neste ano, a Jornada Pedagógica teve como tema ‘Alfabetizar para transformar’, com foco principal na retomada efetiva e presencial do processo de ensino-aprendizagem, tanto na alfabetização quanto no letramento. Professores inscritos e selecionados puderam apresentar as práticas docentes em seus segmentos, da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA). E ainda os trabalhos expostos na modalidade banners.

O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso da Jornada Pedagógica.

“A Educação precisa se reinventar, fazer uma reflexão e acima de tudo ressignificar os nossos conceitos e pensamentos juntos as nossas atividades dentro da escola. A Secretaria de Educação vem se preocupando com o bem-estar e valorização dos servidores, sendo eles, professores ou profissionais de apoio”, disse o secretário.

jornada 3O encerramento contou com as palestras destinadas aos profissionais que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o tema ‘Inclusão de alunos com deficiência. E agora. Como fazer?’, com a professora Dra. Marinalva Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ‘Reabitar a escola’, com a professora Natália Barbosa, da Universidade Federal Fluminense (UFF). E ainda balé das alunas da Escola Municipal Arquimedes de Andrade, em Calundu.

jornada 2Os participantes também puderam conferir e experimentar as novas tecnologias educacionais, com impressoras 3D, cortador a laser, robótica educacional e gravadora de metal e circuitos. Segundo o CEO da startup Cientik, José Luiz Nogueira, a empresa também capacita professores para o uso da tecnologia em sala de aula. A coordenadora pedagógica da Escola Municipalizada Maria das Dores Antunes, em Picos, Rejane Lima, foi conferir o caminhão itinerante e falou da importância dessa nova tecnologia nas escolas.

“Nunca tinha visto um projeto desse de perto. Observar um objeto sendo produzido na impressora 3D é algo extremamente fascinante, fico imaginando os nossos alunos tendo a oportunidade de ver isso também. Seria uma tecnologia a serviço da aprendizagem, e que iria melhorar muito o interesse dos alunos nas diversas disciplinas”, comentou Rejane.

jornada 4Na quinta-feira (20/10), o público-alvo da Jornada foi os profissionais que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Na quarta-feira (19/10), foi a vez dos profissionais da Educação Infantil. E o primeiro dia de atividades, na terça-feira (18/10), aos profissionais e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).