Em 5 de novembro de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Sala ‘Cultura Exposta’ é reinaugurada com mais tecnologia e visual novo

IMG-20221105-WA0018Com o objetivo de promover a cultura em todos os distritos do município, foi reinaugurada a sala ‘Cultura Exposta’, espaço dedicado a movimentos artísticos no Shopping Itaboraí Plaza, às margens da BR-101, na altura do bairro Três Pontes. A iniciativa é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com o empreendimento.

A sala agora conta com mais tecnologia e uma nova identidade visual. No local, fazedores de cultura do município podem expor as suas obras de forma gratuita. A grande novidade são os QRs Code dinâmicos, que direcionam para a história de pontos turísticos do município através do Instagram da Secretaria Municipal de Cultura (@culturaitaborai).

IMG-20221105-WA0016Por essa ferramenta, os visitantes terão acesso à história da Igreja de São Barnabé, Fonte da Carioca, Casa Paulina Porto, Igreja de São João Batista, Palacete Visconde de Itaboraí e o Parque Paleontológico de São José.

“Essa parceria é muito benéfica, pois faz com que seja disponibilizado um novo espaço para que os artesãos e fazedores de cultura possam apresentar as suas obras para o município de Itaboraí. É importante ressaltar que a Secretaria de Cultura está de portas abertas para os artistas da nossa cidade”, disse o secretário municipal de Cultura, Roberto Costa.

IMG-20221105-WA0017A mostra escolhida para celebrar a reinauguração da sala foi a exposição “Ultraman-55 anos”, que já fez sucesso na Casa Paulina Porto, no Centro, em maio deste ano. A exposição é sobre a história do personagem da série japonesa de tokusatsu que estreou em 1966 e foi o segundo seriado de TV exibido em cores da televisão japonesa. A exposição conta com aproximadamente 80 peças, entre bonecos e cards colecionáveis, DVDs, banners, cartazes, quadros, revistas informativas e caixas de homenagem aos atores da época.

Para abrilhantar a reinauguração, a Focus Companhia de Dança realizou a apresentação do espetáculo “Trupe”. A coreografia contou com a participação de seis bailarinos e homenageia os artistas mambembes – atores ambulantes que dão espetáculos de baixa categoria. O diretor e coreógrafo do grupo, Alex Neoral, agradeceu pela oportunidade de participar deste momento.

“É a primeira vez que nos apresentamos em Itaboraí. Uma honra poder participar da reinauguração de mais um espaço para expressar arte e cultura de um importante município do nosso Estado. O espetáculo foi lindo, a sala está linda, enfim, um dia muito especial para Focus”, afirmou.

A sala Cultura Exposta fica localizada no hall de entrada do Shopping Itaboraí Plaza e fica aberta de terça a domingo, das 14h às 19h. O Shopping Itaboraí Plaza fica localizado às margens da BR-101, na altura do km 295, no bairro Três Pontes, em Itaboraí.