Em 25 de novembro de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Casa Paulina Porto apresenta exposição de livros produzidos pelas escolas municipais de Itaboraí (2)A Casa Paulina Porto, no Centro, está com exposição de livros produzidos pelas escolas municipais de Itaboraí, aberta para visitação até o dia 9 de dezembro. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a mostra é resultado do projeto desenvolvido durante todo o ano letivo, com leitura, literatura e produção dos alunos.

Neste ano, os autores homenageados foram: o poeta José Paulo Paes; o escritor Júlio Emílio Braz; o escritor e cartunista Paulo Alves, da Turma do Guaraná; e o centenário da Semana de Arte Moderna, movimento literário que aconteceu em 1922 e revolucionou a literatura brasileira.

De acordo com a subsecretária de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira, a gestão procura ter nas escolas, um ambiente alfabetizador, que desperte no aluno a aquisição da escrita como um instrumento de descoberta do mundo.

“A leitura literária é apresentada desde a Educação Infantil, através da contação de histórias, até o Ensino Fundamental anos finais, com aulas de produção de texto e literatura”, enfatizou.

Casa Paulina Porto apresenta exposição de livros produzidos pelas escolas municipais de ItaboraíSegundo a assessora pedagógica da SEMED, Regina Ferreira, desde o início do ano letivo, os alunos da rede municipal de ensino leem as obras e bibliografia dos autores homenageados, e no mês de setembro realizaram suas feiras do livro internas.

“Essa exposição tem o objetivo de dar visibilidade aos belos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal, com orientação dos professores”, disse.

A Casa Paulina Porto, que também é sede da Secretaria Municipal de Cultura, fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 431, no Centro. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.