Em 2 de dezembro de 2022 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí

Inscrições abertas para 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em ItaboraíEstão abertas até o dia 12 de dezembro, as inscrições para a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Itaboraí. Ao todo, serão 150 vagas disponibilizadas à população e as inscrições devem ser realizadas por meio no endereço eletrônico (cmdca.ib.itaborai.rj.gov.br). O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e o Adolescente (CMDCA).

A conferência acontecerá no dia 15 de dezembro, das 7h30 às 17h, no auditório do Colégio Adventista de Itaboraí, no Centro, com o tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

O evento tem o objetivo de promover ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual e nacional para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias. E ainda a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo, falou da importância da conferência, como um marco para o município.

“A partir da conferência teremos propostas efetivas para fortalecer as políticas públicas de proteção às crianças e adolescentes em nosso município. Estar junto ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, recebendo os poderes Judiciário e Legislativo e diferentes segmentos da sociedade civil, é renovar um pacto de esperança”, destacou.

Serão debatidos cinco eixos temáticos e cada pessoa pode se inscrever em apenas um eixo temático. Ao final da conferência, todos os inscritos receberão certificado de participação. A entrada do evento será pelo estacionamento do Colégio Adventista de Itaboraí, localizado na Rua Márcio de Araújo Costa, Centro. Mais informações pelo e-mail: cmdcaitaboraiconferencia@gmail.com

— eixo temático 1 – promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;
— eixo temático 2 – enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;
— eixo temático 3 – ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia;
— eixo temático 4 – participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
— eixo temático 5 – garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid-19.